quinta-feira, outubro 06, 2005

Mas afinal é mais bonito um jardim ou um esgoto?

Como já foi dito aqui, a SOP tomou acção para resolver um problema que embora afecte a sua sede em primeiro plano, se trata de uma questão de saúde pública.

Produzimos um sistema biotecnológico: jardim de esgoto, baseados em estudos científicos comprovados e cuja construção demorou apenas um dia. Ou seja trabalhamos para a comunidade pois este tipo de sistemas pode ser difundido em escala resolvendo uma quantidade infindável de situações idênticas e que pelos vistos não se reduzem aos meios rurais pois existem em plena cidade do Porto, de facto é este o caso!

A CMP foi informada da nossa acção e voltou a ser informada no dia em que o sistema nos foi “roubado” por um vizinho descontente que se acha no direito de nos obrigar a receber na nossa cave o esgoto da rua toda.

Ao 2º e-mail enviado no dia 1 de Setembro, recebemos a visita de um “técnico” que para nosso mais profundo espanto nos disse o seguinte:

“Esta zona limite é de facto confusa (…) a infiltração do esgoto é real …’e um problema” (soluções???) (…) não é verdade que não dispõe de nenhum serviço da CMP pois o lixo podem por no contentor de Matosinhos (…)

A rua não é varrida mas também não há lixo para varrer”. (Um esgoto que vai “desaguar” numa cave privada, ratos mortos, fezes, latas, plásticos e toda a gama de lixo comum, “não é muita sujidade”). (…)

Ainda o mês passado vieram cortar as ervas”. A quem incomodavam? Chamar lixo a tomates a plantas? Isto é digno de uma intervenção camarária?
Afinal é mais bonito um esgoto ou um jardim…??? Para algumas pessoas e para a CMP sem duvida que é o esgoto.

Agora para nós não é, nem tampouco temos de ser a fossa séptica da rua toda e por isto mesmo o problema terá de ser resolvido até ao fim do mês, é que com a chegada das chuvas o problema tomará proporções agravadas. Se tiver de ser a SOP a resolver o problema, a acção vai ser bem diferente!